-
Arquitetos Paisagistas: Sasaki Associates
- Área: 135000 135000m2
- Ano: 2019
-
Fotografias:Holi Photography
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Chengdu Xinhongpaijie, Chongqing Shangyuanshe Space Design, GIS, McNeel, N/A, Shanglin Construction Material, Suzhuan Construction Material, Xianglin Construction, Xinfangyuan Masonry
Descrição enviada pela equipe de projeto. Emoldurada por majestosas montanhas e colinas, a bacia de Chengdu é conhecida desde os tempos antigos como uma planície ideal para assentamentos humanos. Com a expansão urbana de Chengdu, as montanhas estão deixando de ser um cenário remoto e, vêm se tornando um agitado primeiro plano para a cidade. Localizada na base da montanha Longquan, Tianfu é uma comunidade recente que combina vida urbana e o cenários cênicos das montanhas. O terreno natural oferecia uma topografia rica em lagoas e riachos, porém, devido aos anos de cultivo e falta de manejo florestal adequado, o local estava em extrema necessidade de restauração da paisagem, flora e fauna.
A cidade de Tianfu aproveitou a oportunidade de desenvolvimento para criar uma paisagem ecológica, autêntica e imersiva. Sasaki foi contratada para liderar o projeto de uma paisagem ecológica, autêntica e imersiva. “Tivemos a oportunidade de colaborar com um cliente visionário e fortes parceiros locais para integrar um plano urbano que trazia como conceito a estratégia da restauração da paisagem”, aponta o diretor da Sasaki, Tao Zhang. A equipe de projeto inspirou-se nos processos naturais, na cultura vernacular e nos materiais locais.
No lançamento do projeto, Sasaki propôs quatro objetivos gerais:
1. Criar um parque público para explorar e mostrar o terreno montanhoso de Chengdu, bem como suas paisagens;
2. Restaurar uma ecologia aquática saudável, melhorando as hidrovias e drenagens existentes;
3. Preservar e reintroduzir espécies nativas para promover uma flora e fauna diversas;
4. Oferecer uma ampla gama de atividades ao ar livre e experiências envolventes de paisagem que atraiam os residentes e visitantes e os coloquem em contato com a natureza.
Ao entrar no local, navega-se por bosques de bambu, paredes de pedra onduladas e paredes de tijolo reticulado antes de chegar à primeira vista do lago e o cenário montanhoso.
Ao entrar no local, navega-se por bosques de bambu, paredes de pedra onduladas e paredes de tijolo reticulado antes de chegar à primeira vista do lago e o cenário montanhoso. O arenito vermelho é um material local abundante, amplamente utilizado em edifícios e fazendas tradicionais da região. Inspirado por esse material simples, porém distinto, o muro de pedra cria uma forte visibilidade ao longo da movimentada estrada da cidade e ajuda a mitigar o ruído do tráfego.
A "nuvem" flutuando acima do parque, uma estrutura de 25 metros de comprimento por 13 metros de altura implantada no pico da colina traz um aspecto lúdico à paisagem e funciona como um labirinto de redes apoiado por estruturas de aço, onde as crianças exploram tridimensional desafios, afim de obter uma nova perspectiva do parque visto de cima. A estrutura intitulada "A Nuvem" é em si um destaque visual, um reflexo astuto no lago e um farol ao entardecer. A "ondinha” do parque aquático de aventura, construída com camadas de granito fino e que funciona como uma grande piscina com ondas, ocupa o centro do parque aquático. Ali as crianças podem passear na fonte e brincar com as ondulações em constante mudança. O "labirinto” do parque de aventura se inspira nas letras das canções folclóricas chinesas: “quando o vento sopra suavemente através das ervas altas, surgem vacas e ovelhas”. Rajadas de vento criam padrões ondulados no prado, onde as crianças podem passear e brincar.
A Fase 1 da cidade de Tianfu foi inaugurada no outono de 2019 e instantaneamente se tornou um ímã para os moradores próximos e visitantes de longe.